Entender o Gerenciador de Negócios do Facebook não é tão complexo. Quando eu abro o meu perfil do Instagram, é normal aparecer no feed algum anúncio. 

Isso não é novidade – aposto que já aconteceu com você.

Se você também já se deparou com um anúncio no seu feed, pode ter certeza de que alguém utilizou o Facebook Business Manager, que é a forma como o gerenciador era conhecido em inglês.

Desde 2020, seu nome oficial é Meta Business Suite.

Essa ferramenta é um canal utilizado por anunciantes para integrar as campanhas de marketing. 

É claro que simplifiquei bastante do que se trata e imagino que o significado ainda não esteja muito claro. Mas ainda vou falar bastante sobre o gerenciador ao longo do texto.

Vale dizer que ele existe para atender ao principal papel do Facebook Business: permitir que empresas promovam seus produtos ao pagar para que os anúncios sejam exibidos.

Um total de 4 milhões de anunciantes utilizam a publicidade todo mês apenas nos Stories.

E existem ainda 4,62 bilhões de pessoas usando redes sociais no mundo, o que representa um crescimento de 10,1% em relação ao ano passado.

Portanto, muitas são as oportunidades para quem aprende o que é e como usar o Gerenciador de Negócios do Facebook. 

Siga a leitura para descobrir tudo sobre a plataforma!

O que é o Gerenciador de Negócios do Facebook?

Se você já me acompanha por aqui, sabe que eu falo sobre marketing digital, seja sobre tráfego orgânico ou pago.

As ações do Facebook Business têm como objetivo principal o uso do tráfego pago.

Se voltarmos um pouco no tempo, teremos a data precisa de quando o gerenciador foi desenvolvido por Mark Zuckerberg e sua equipe: 2014.

O objetivo era permitir que empresas pudessem gerenciar e organizar melhor as páginas e contas administradas no Facebook. 

E o que é mais importante: sem a necessidade de utilizar apenas uma conta pessoal para isso.

Antes da criação do Gerenciador de Negócios do Facebook, os empreendedores precisavam utilizar a conta individualmente. 

Ou, em vez disso, compartilhar o login de uma única conta com os colaboradores.

Isso tornava o processo confuso e dificultava utilizar a rede social para promover seus negócios.

Então, foi lançado o Facebook Business.

Ele possibilitou que diversas pessoas pudessem ter acesso dividido a uma conta, sem a necessidade de compartilhar a senha.

Assim, os dados passaram a ser utilizados com mais segurança. 

No início, apenas agências e grandes empresas utilizavam a plataforma.

Porém, com o passar dos anos, surgiram novas funcionalidades que permitiram o acesso mais amplo à ferramenta. 

Hoje, é possível criar públicos personalizados, coletar leads, fazer upload de clientes já existentes e criar catálogos de produtos para vender no Facebook. 

A estimativa é que, em 2024, o Facebook fature 56 bilhões de dólares com anúncios.

Principais funcionalidades do Gerenciador de Negócios do Facebook

Existem diversas funções disponíveis ao acessar a plataforma comercial dessa rede social. 

Para quem já faz ou planeja fazer marketing no Facebook, conhecer e utilizar o gerenciador é uma ação básica.

Vamos ver, então, como ele pode ajudar você?

Conheça agora alguns dos principais recursos dessa ferramenta de negócios. 

Controlar acessos de usuários

No Facebook Business, você pode controlar diversas atividades e funções de diferentes usuários na conta.

Por exemplo, se você decidir contratar um gestor de tráfego, poderá conceder o acesso sem a necessidade de informar a sua senha. 

Logo, pode atribuir tarefas e conferir o status do trabalho realizado.

Se a sua empresa possui diversas páginas e contas, e tem vários colaboradores, tudo pode ser feito em um único local.

Cada colaborador poderá ter uma função própria na ferramenta.

Por exemplo, administrador, editor, moderador, anunciante e analista.

Se você quiser excluir o acesso de alguém, basta mudar as permissões ou ir à opção de remover usuário. 

Para administrar o controle sobre os usuários, é preciso ir em Configurações, na opção Usuários.

Rastrear anúncios

O rastreamento dos anúncios e das conversões no Gerenciador de Negócios do Facebook pode ser feito pelo pixel.

Ele é um código que é instalado no site e coleta informações por meio dos cookies, para que você possa acompanhar os dados de campanhas.

Com isso, pode otimizar sua publicidade, conhecer o público-alvo ou usar estratégias de remarketing para usuários que foram ao checkout e não compraram. 

Os cookies fazem o monitoramento do usuário que tem algum contato com o seu anúncio.

Consequentemente, você vai poder veicular criativos de forma personalizada para pessoas que têm mais chances de adquirir o produto. 

Existem diferentes tipos de eventos, que são: eventos padrão, eventos personalizados e conversões personalizadas.

Cada um terá um código específico. 

Criar e gerenciar ativos

Existem diferentes tipos de ativos no Facebook Business que são utilizados em variadas estratégias de marketing na plataforma.

Alguns deles são: 

O acesso pode ser concedido a outros usuários e empresas.

Se você possui mais de um negócio ou se a empresa se desdobra em diferentes frentes ou marcas, é possível criar um ativo para cada. 

Além disso, a criação de grupos serve para empresas que têm sede em diferentes localizações geográficas.

E isso não é tudo.

No caso da prestação de serviços, se você possui diversos clientes, pode criar um grupo de ativos para cada um deles. 

Para isso, é só ir em Configurações no Gerenciador de Negócios do Facebook.

Depois, em Contas e, em seguida, em Grupos de ativos comerciais

Criar públicos personalizados

Os públicos personalizados no Facebook são uma forma de segmentar o público a partir de uma lista de e-mails ou de telefones para anunciar na rede.

Se você já conhece o conceito de reciprocidade no marketing digital, sabe que pode coletar os contatos dos potenciais clientes por meio de uma isca digital.

O conceito não é novidade.

Ele já foi estudado em 1984 por Robert Cialdini, no livro As Armas da Persuasão

Quando você disponibiliza um material que alguém pode baixar, a pessoa preenche um formulário e insere dados, como e-mail ou telefone.

A partir de então, ela se torna um lead.

Esses dados são muito importantes. 

O motivo? Você poderá ofertar para quem que já demonstrou interesse no que você oferece e que poderá comprar da sua empresa em algum momento. 

Logo, existe uma etapa anterior, que é a captação de leads ou a utilização de uma lista já existente. 

Consequentemente, com os públicos personalizados, você pode criar anúncios direcionados.

Isso traz eficácia e maiores possibilidades de conversão.

E ter conversões é o que a sua empresa deseja, estou certo?

Agora imagine.

Segundo o DataReportal, os usuários passam 19,5 horas por mês no Facebook. No Instagram, o total de horas mensais é 10,3. 

São números interessantes para quem busca conversões online.

Outros objetivos ao configurar públicos podem ser o de gerar engajamento em uma página da sua empresa no Facebook ou ampliar o alcance no Instagram. 

Para isso, você precisa acessar no Gerenciador a opção Públicos.

Em seguida, você pode escolher entre Público PersonalizadoPúblico SemelhantePúblico de Anúncio Especial ou Público Salvo, de acordo com o objetivo da sua empresa.