Entender o Gerenciador de Negócios do Facebook não é tão complexo. Quando eu abro o meu perfil do Instagram, é normal aparecer no feed algum anúncio.
Isso não é novidade – aposto que já aconteceu com você.
Se você também já se deparou com um anúncio no seu feed, pode ter certeza de que alguém utilizou o Facebook Business Manager, que é a forma como o gerenciador era conhecido em inglês.
Desde 2020, seu nome oficial é Meta Business Suite.
Essa ferramenta é um canal utilizado por anunciantes para integrar as campanhas de marketing.
É claro que simplifiquei bastante do que se trata e imagino que o significado ainda não esteja muito claro. Mas ainda vou falar bastante sobre o gerenciador ao longo do texto.
Vale dizer que ele existe para atender ao principal papel do Facebook Business: permitir que empresas promovam seus produtos ao pagar para que os anúncios sejam exibidos.
Um total de 4 milhões de anunciantes utilizam a publicidade todo mês apenas nos Stories.
E existem ainda 4,62 bilhões de pessoas usando redes sociais no mundo, o que representa um crescimento de 10,1% em relação ao ano passado.
Portanto, muitas são as oportunidades para quem aprende o que é e como usar o Gerenciador de Negócios do Facebook.
Siga a leitura para descobrir tudo sobre a plataforma!
Se você já me acompanha por aqui, sabe que eu falo sobre marketing digital, seja sobre tráfego orgânico ou pago.
As ações do Facebook Business têm como objetivo principal o uso do tráfego pago.
Se voltarmos um pouco no tempo, teremos a data precisa de quando o gerenciador foi desenvolvido por Mark Zuckerberg e sua equipe: 2014.
O objetivo era permitir que empresas pudessem gerenciar e organizar melhor as páginas e contas administradas no Facebook.
E o que é mais importante: sem a necessidade de utilizar apenas uma conta pessoal para isso.
Antes da criação do Gerenciador de Negócios do Facebook, os empreendedores precisavam utilizar a conta individualmente.
Ou, em vez disso, compartilhar o login de uma única conta com os colaboradores.
Isso tornava o processo confuso e dificultava utilizar a rede social para promover seus negócios.
Então, foi lançado o Facebook Business.
Ele possibilitou que diversas pessoas pudessem ter acesso dividido a uma conta, sem a necessidade de compartilhar a senha.
Assim, os dados passaram a ser utilizados com mais segurança.
No início, apenas agências e grandes empresas utilizavam a plataforma.
Porém, com o passar dos anos, surgiram novas funcionalidades que permitiram o acesso mais amplo à ferramenta.
Hoje, é possível criar públicos personalizados, coletar leads, fazer upload de clientes já existentes e criar catálogos de produtos para vender no Facebook.
A estimativa é que, em 2024, o Facebook fature 56 bilhões de dólares com anúncios.
Existem diversas funções disponíveis ao acessar a plataforma comercial dessa rede social.
Para quem já faz ou planeja fazer marketing no Facebook, conhecer e utilizar o gerenciador é uma ação básica.
Vamos ver, então, como ele pode ajudar você?
Conheça agora alguns dos principais recursos dessa ferramenta de negócios.
No Facebook Business, você pode controlar diversas atividades e funções de diferentes usuários na conta.
Por exemplo, se você decidir contratar um gestor de tráfego, poderá conceder o acesso sem a necessidade de informar a sua senha.
Logo, pode atribuir tarefas e conferir o status do trabalho realizado.
Se a sua empresa possui diversas páginas e contas, e tem vários colaboradores, tudo pode ser feito em um único local.
Cada colaborador poderá ter uma função própria na ferramenta.
Por exemplo, administrador, editor, moderador, anunciante e analista.
Se você quiser excluir o acesso de alguém, basta mudar as permissões ou ir à opção de remover usuário.
Para administrar o controle sobre os usuários, é preciso ir em Configurações, na opção Usuários.
O rastreamento dos anúncios e das conversões no Gerenciador de Negócios do Facebook pode ser feito pelo pixel.
Ele é um código que é instalado no site e coleta informações por meio dos cookies, para que você possa acompanhar os dados de campanhas.
Com isso, pode otimizar sua publicidade, conhecer o público-alvo ou usar estratégias de remarketing para usuários que foram ao checkout e não compraram.
Os cookies fazem o monitoramento do usuário que tem algum contato com o seu anúncio.
Consequentemente, você vai poder veicular criativos de forma personalizada para pessoas que têm mais chances de adquirir o produto.
Existem diferentes tipos de eventos, que são: eventos padrão, eventos personalizados e conversões personalizadas.
Cada um terá um código específico.
Existem diferentes tipos de ativos no Facebook Business que são utilizados em variadas estratégias de marketing na plataforma.
Alguns deles são:
O acesso pode ser concedido a outros usuários e empresas.
Se você possui mais de um negócio ou se a empresa se desdobra em diferentes frentes ou marcas, é possível criar um ativo para cada.
Além disso, a criação de grupos serve para empresas que têm sede em diferentes localizações geográficas.
E isso não é tudo.
No caso da prestação de serviços, se você possui diversos clientes, pode criar um grupo de ativos para cada um deles.
Para isso, é só ir em Configurações no Gerenciador de Negócios do Facebook.
Depois, em Contas e, em seguida, em Grupos de ativos comerciais.
Os públicos personalizados no Facebook são uma forma de segmentar o público a partir de uma lista de e-mails ou de telefones para anunciar na rede.
Se você já conhece o conceito de reciprocidade no marketing digital, sabe que pode coletar os contatos dos potenciais clientes por meio de uma isca digital.
O conceito não é novidade.
Ele já foi estudado em 1984 por Robert Cialdini, no livro As Armas da Persuasão.
Quando você disponibiliza um material que alguém pode baixar, a pessoa preenche um formulário e insere dados, como e-mail ou telefone.
A partir de então, ela se torna um lead.
Esses dados são muito importantes.
O motivo? Você poderá ofertar para quem que já demonstrou interesse no que você oferece e que poderá comprar da sua empresa em algum momento.
Logo, existe uma etapa anterior, que é a captação de leads ou a utilização de uma lista já existente.
Consequentemente, com os públicos personalizados, você pode criar anúncios direcionados.
Isso traz eficácia e maiores possibilidades de conversão.
E ter conversões é o que a sua empresa deseja, estou certo?
Agora imagine.
Segundo o DataReportal, os usuários passam 19,5 horas por mês no Facebook. No Instagram, o total de horas mensais é 10,3.
São números interessantes para quem busca conversões online.
Outros objetivos ao configurar públicos podem ser o de gerar engajamento em uma página da sua empresa no Facebook ou ampliar o alcance no Instagram.
Para isso, você precisa acessar no Gerenciador a opção Públicos.
Em seguida, você pode escolher entre Público Personalizado, Público Semelhante, Público de Anúncio Especial ou Público Salvo, de acordo com o objetivo da sua empresa.